domingo, junho 21, 2009

A primeira Google Apps a gente nunca esquece

Ano passado comprei o dominio 3layer.org, este aqui embaixo:



Esta semana, encontrei o tal de http://appengine.google.com e fiquei maravilhado com ele.

E, ontem, resolvi configurar o NO-IP.com para apontar para o Google Apps e usar os recursos do branquelo para manter este endereco que, quica, venha um dia a ser um .ORG mesmo ;)

O GWT

Desde que o vi, adorei o Google Web Toolkit ou, simplesmente o GWT.

Nao porque eh um modelo MVC, nem porque eh "puro java", nem porque eh multibrowser, nem porque tem suporte a gerenciadores de layout, nem porque eh extensivel, nem porque traz ajax integrado, nem porque tem plugins para o Eclipse, nem porque eh facil de programar, nem porque se integra facilmente com frameworks como Velocity ou Freemarker, nem porque eh facil de customizar via simples arquivos CSS, nem porque tem um bom suporte a eventos de interface, nem porque eh facil de estender via (claro) java puro novamente, nem porque tem otima documentacao, nem porque tem um belo conjunto de componentes, nem porque eh extremamente rapido, nem porque se integra com outras solucoes como o Seam, nem porque tem comunidade extremanete ativa, nem...nei sei porque (hic).

Acho que gosto dele mesmo porque ele eh tudo isso junto!

Porem, mais do que tudo isso, se ainda se integra transparentemente como Google Apps Engine.

O Google Apps Engine

Sabe aquele stress de configurar servidor de integracao continua, repositorio de versionamento de codigo, fazer versionamento de deployments, controle integrado de issues, de usuarios e permissoes em projetos, dashboard para acompanhamento de performance de uso e acesso, montagem de ambiente de homologacao e producao, rollup e rollback de versoes, etc, etc, etc?

Pois bem, tudo isso se resume a uma coisa: Google Apps Engine.

Ele eh o stack operacional do branquelo para contruir e executar aplicacoes no proprio paque de maquinas do Google.

Sim, isso mesmo: Seguranca, disponibilidade e facilidade integrado as nossas (sim, que nao tem uma?) contas do bom, velho e "beta" Gmail...

FooBarWar na 3layer.org

Maniaco que sou pelo branquelo, tenho acho que umas 8 contas nele. E isso foi meu dodoi inicial para poder usar o Google Apps com tranquilidade.

Sim, os cookies antigos dos meus IE, FireFox e Chrome estavam em conflito, fazendo com que os scripts Python do SDK do Google Apps nao conseguissem submeter corretamente aquele que foi, hoje, meu primeiro deployment no stack do branquelo.

A singela aplicacao http://foobarwar.3layer.org eh apenas o classico Hello World dos "nois" programadores.

Mas fiquei feliz de deployar ela com sucesso.

Agora, o passo seguinte eh mexer mais um pouco e depois, ao longo desse segundo semestre, implementar os varios servivos RESTful que tenho na minha maquina local e na empresa, colocando todos eles no dominio publico da 3layer para entao, quem sabe, fazer o seu sobrenome .ORG valer a pena.

Deixo aqui o o screnshot desse primeiro deployment:





Viva o branquelo. Viva!

0 comentários: