terça-feira, março 10, 2009

Automatizando o Twitter

É incrível, mas eu ainda não tinha conta no Twitter. Hoje crei.

Mas o Twitter é uma coisa difícil para mim, pois não tenho tempo para ficar criando as shortmessages que ele precisa...bem, pelo menos não com a velocidade que ele espera.

Assim, qual a solução para eu ficar online nele? Automatização, claro.

O Projeto

Meu plano é o seguinte: Colocar tudo que eu faço durante o dia (commits em SVN públicos ou privados, gerência de projetos, atualização de documentos, Wiki, comentários em fóruns, posts de blogs, etc, etc, etc) e uma bacia, e tirar dela o que me interessa para então colocar isso no Twitter.

Mas como fazer isso? Mashups, claro!

Os Mashups

Primeiro, minha bacia pode ser os Pipes do Yahoo. Assim, posso criar uma série de tubinhos que conectam nas minhas fontes de dados acima e publicam um status final, a tal de shortmessage que o Twitter precisa.

Feito isso, uso um operador de Webservice do Pipes para chamar uma URL... e bem, esta URL é o legal e explico ela logo depois de...falar do JTwitter ;)

JTwitter

Procurei (tudo bem, talvez eu tenha procurado pouco) e não achei uma forma de chamar um REST do Twitter de forma fácil, seja pelo Pipes ou então pelo site do Twitter.

Então partir para as suas APIs... Escolhi o JTwitter por gostar do nome.

Depois, criei rapidamente um projetinho no Eclipse e, com ele, publiquei um update no Twitter pra ver se funcionava. Funcionou.

Meu Webservice Pessoal para o Twitter

Peguei minha classezinha acima e transformei ela em um Webservice - tudo bem, ainda não é um Webservice, mas é a tal de URL acima que eu comentei.

Com os pipes do Yahoo, eu acesso minha URL pessoal (ou Webservice) e passo os dados (da bacia) como parâmetro. Voilá, Twitter atualizado.

Resultados

O resultado é sequencias e sequencias de shortmessages no Twitter de forma automatizada, sem stress para mim e dando respaldo àqueles (vai crase mesmo?) que dizem que nós, informatas, precisamos estar sempre online.

Adoro essas coisas :)

0 comentários: