segunda-feira, setembro 13, 2010

Sete criterios da Fundacao Nacional da Qualidade

Este poste eh para controle meu, visto que devo repassar por isso muitas vezes ainda.

(Resumo dos 7 criterios da FNQ - fora Resultados, utilizados na gestao de empresas)


Lideranca – governança corporativa, processos/filosofia: processos gerenciais, missão e valores, regras de conduta, riscos/vulnerabilidades, processo decisório, relação com sociedade, prestação de contas da diretoria... tudo isso visando a excelência, sustentabilidade, transparência e nível de confiança aos interessados.

Estrategias e Planos – concepção de estratégias, metas e acompanhamento disso, macroambiente, mercado e tendências, endoconhecimento, modelo de negocio x estratégias, como se definem os indicadores, como as metas são desdobradas, como os recursos são alocados, comunicação, monitoramento.

Clientes – informações de clientes e mercado, segmentação do mercado, clientes-alvo, nichos de atuação, como são identificadas necessidades, como são identificados níveis de conhecimento do cliente sobre os produtos/marca da empresa, como eh avaliada imagem da empresa, como divulgar informações nos canais, como tratar solicitações/reclamações/etc, acompanhamento de clientes, como são analisadas informações de clientes para intensificar satisfação, identificação de parcerias com clientes/revendas/fornecedores,
Sociedade – respeito com socidade, aços sociais, influencias na sociedade, como identificar e tratar de impactos sócio-ambientais, prevenção de acidentes, comunicação com a sociedade, condizencia com regulamentações/normas ambientais, tratamento de sanções, acessibilidade as instalações e produtos, desenvolvimento sustentável, fortalecimento da sociedade e vizinhos, avaliação do grau de satisfação da sociedade e melhoria, avaliação da imagem

Informacoes e Conhecimento – Organizacao da informação, controle de ativos, informações para operações diárias, definição/desenvolvimento/melhoria dos sistemas de informação, utilização de TI, infraestrutura para informações, satisfação do usuário com as informações, segurança da informação, identifacacao e separacacao de ativos de alto valor, compartilhamento/retenção de conhecimento na organização,

Pessoas – configuração das equipes, desenvolvimento de competências, bem-estar, autonomia, cooperação, comunicação, seleção de pessoas (interna e externa), integração de novos colaboradores, remuneração e reconhecimento, capacitação/programas de, avaliação de eficácia das capacitações, promoção do desenvolvimento, métodos de orientação/aconselhamento, saúde ocupacional, expectativas das pessoas, formação de lideres, manutenção do bom clima organizacional, melhoria da qualidade de vida.

 Processos – projeto de processos de negocio e apoio, determinação de requisitos de produtos, processo de desenvolvimento de produtos, metodologias aplicadas, avaliação de idéias criativas, concordância entre requisitos do processo de negocio/apoio e as implementações, padronização, controle, autogerenciamento, tratamento de não-conformidades, ciclo PDCA dos processos e produtos, controle de qualidade, avaliação dos processos frente concorrência, - para fornecedores: cadeia de suprimentos, agregação de valor aos produtos, seleção/avaliacao de fornecedores e aquisições, avaliação de expectativas de fornecedores, garantia de qualidade por parte dos fornecedores, estimulação para inovação de processos/produtos de fornecedores, relação dos fornecedores nos processos da empresa, - para financeiro: requisitos de desempenho para financeiro, papel dos sócios, indicadores utilizados, recursos financeiros x operações, captação de recursos, fomo eh feito o equilibro do fluxo de caixa, investimentos, monitoramento de riscos financeiros, elaboração/controle orçamentário x alinhamento com estratégias.

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