sexta-feira, novembro 06, 2009

Usando o Atlassian Jira para controlar prospeccoes de negocio

Esse fala bem rápido de como usar o Jira para gerenciar prospecções de negócio (entre outras milhares de coisa que dá pra fazer com ele, claro!).

Bem, estou, conforme possível, incrementando nosso esquema de gerenciamento de issues. No caso, issues para prospecção de negócios na empresa.

Semana passada criei uma issue desse tipo, só para eu poder ter campos e telas customizadas, de forma que eu possa ter um mini CRM implementado pelo jira (tipo, gerentes comeciais envolvidos, equipe de pré-venda, produtos/serviços/parceiros envolvidos no negócio, volume financeiro estimado, etc.)

PS. Embora nosso comercial já use um CRM para isso, a tendencia é centralizarmos cada vez mais todo o core do nosso negócio na plataforma Atlassian Jira + Confluence.

Já tinhamos várias desses coisas usando os "componentes" do jira, mas agora com uma issue específica, as oportunidades se abrem.

Workflows

Esbocei no excelente Enterprise Architect nosso fluxo operacional de controle de prospecções de negócio, e mapeei então os 8 status que uma oportunidade/prospeção de negócio pode estar.

Então, fui para o Jira para criar o Workflow relacionado e vinculá-lo ao novo tipo de issue, a de prospecção.

Devido usarmos o Kaamelot (ainda a versão antiga), me aconteceu um terrível ClassCastException ao definir uma simples transição no Workflow:

cannot be cast to com.atlassian.jira.event.type.ExtendedEventTypeManager

Sim, terrível, pois qualque erro nesses componentes são coisas muito ruins para qualquer um...

Felizmente, uma busca no branquelo me apontou a solução do problema, bem aqui.

Desativei então o "fire" de eventos do Kaamelot (e sei lá o que mais isso implica) e então defini as transições com sucesso. Bingo!

Agora é madrugada, e então espero este fim de semana mapear as issues de prospecção para os workflows e então ter, com o auxílio do Greenhopper, um quadro Kanban (ou Task Board), como a figura abaixo:


Legal é?!

Ah, claro, as "corezinhas" aí podem indicar várias coisas, conforme configurarmos no Greenhopper, como tipos de projetos, volumes financeiros, prioridades, etc. Vai do gosto do freguês.

T+

0 comentários: