quarta-feira, julho 15, 2009

Geradores de codigo, ainda morro disso

Todos sabem que sou totalmente contra geradores de codigo-fonte. Em qualquer sentido e para qualquer linguagem.

Tirando abordagens MDA muito bem construidas - que diga-se de passagem são poucas - não tiro meu pé dessa (mediocre?) posição.

Entretanto, não posso ser bitolado ao extremo e, portanto, ainda me dou o luxo de dispensar meu escasso tempo olhando materiais na Internet para, algumas vezes, estender mais uns 3 ou 5 minutos para olhar vídeos, demos ou whitepapers sobre essas coisas (quase ridículas).

Enfim...

Skyway Builder
Hoje, recebi pelo TheServerSide uma news com o software da SkyWaySoftware, falando sobre (sempre falam isso) os 10 princípios que um gerador de código-fonte precisa seguir.



Como disse, dediquei 3 minutos (e agora mais 20 para escrever este post) para olhar o demo.

Resultado?

Ridículo.

Excetuando o uso do Eclipse RCP para construção do próprio gerador, o produto em si não agregou nada para esta já masserada, mastigada, massante, miserável e maldita área de geração de código.

Muito pelo contrário.

O que vi foi o cara que narra o vídeo perder 3 minutos para montar um POJO visualmente (com aqueles eternos wizards ou páginas com paletas e grids editáveis) e, a partir dele, gerar um CRUDzinho básico com uma (novamente ridícula - e isso não é somente eu que falo) DAO associada com um Controller e uma JSP e outros elementos básicos atrelados.

Em suma, nada de novo, apenas repeteco daquilo que já conhecemos.

E o Merlin?
Muitos podem dizer: Tá, mas e o seu famoso (hic) e famigerado Merlin?

Concordo, ele está parado mesmo :(

Por hora, estudo (quando sobra tempo) seu mecanismo de configuração realimentada para, quem sabe ano que vem, montar uma tese de doutorado sobre o assunto e, (novamente) quem sabe, em um horizonte de 5 - 8 anos, ter sua implementação finalizada.

É bucha, mas enquanto isso não acontece, muitos downloads do Skyway (Walker?) Builder vão ocorrer...

0 comentários: