sexta-feira, setembro 05, 2008

Putz, mais um : Super CRUD

Hoje meu amigo R. mandou um email para mim (seira eu?) e, conforme ele indicou, dei gargalhadas com isso. Estou falando do SuperCRUD.
Desculpe Vinicius, sua iniciativa é boa (como tantas outras), mas sinceramente, essa técnica de geração de telas de cadastro está mais do que batida. Na verdade, é do tempo do meu pai. Qualquer gerador que produza código-fonte somente produz uma coisa: legado.
Sempre fui contra geradores de código, e não é estigma, é "dor no osso "de tanto ver soluções assim prometerem milagres e não darem em nada.
Olhei os demos do site, e bem, outra piada: não vi o resultado da geração, ou seja, não vi as telas geradas!
Contras? Todos. Gera código-fonte, é baseado em templates, não existe uma arquitetura de reuso (apenas templates extensíveis e vagamente compartilháveis), etc, etc, etc.
De todos os frameworks e propostas que vi (e acreditem meninos, já vi dezenas), o Metawidget ainda é o mais elegante e, claro, não gera código-fonte ;)
Sorry aos que discordam.

2 comentários:

Vinicius Senger disse...

não entendo porque tamanha agressividade com um projeto open-source... estamos disponibilizando modelos de diversas arquiteturas java ee com este projeto, abrindo o código-fonte para a comunidade, compartilhando conhecimento e você faz um post ridículo destes?

não entendeu o que significa o projeto, acho que é porque o site esta em ingles...

Leia com mais atenção as coisas antes de sair blogando camarada.

Não tem um argumento técnico que seja plausível. Isto não é uma ferramenta mediocre de tela de cadastro e sim uma comunidade para compartilhar modelos de arquitetura java ee.

Marcelo Mrack disse...

Oi Vinicius,

Cara, realmente nao gosto de geradores de codigo. Opiniao pessoal.

Fico feliz de termos projetos Open Source como este sim, mas novamente, ainda nao vi gerador de codigo algum que realmente consiga atingir necessidades como full-roundrip e reuso transparente de configuracao, o que considero essencial em qualquer ferrameta.

Nao tenho interesse em criar caso com este post, apenas eh uma posicao pessoal. Desculpe se discordamos nesse ponto em especifico.

T+