domingo, fevereiro 10, 2008

Jira e Google Calendar para o 3PUP

Aos que não sabem, a 3Layer Tecnologia está unindo forças com outra eminente empresa na área de TI para definição de uma metodologia unificada para o desenvolvimento de sistemas enterprise, a qual visa abordar plataformas Java EE e .NET. O nome desse projeto é denominado 3PUP e deve se transformar em produto ainda nesse ano de 2008.

Fora os trâmites internos que rolam desde início de janeiro, inúmeros trabalhos são consequência (já disse que é difícil usar trema no meu teclado - parem!) dessa iniciativa. E destes, vários são relativos à otimização; claro!

Otimização
Os que me conhecem, poder arguir (sem trema!) que tenho certas prerrogativas natas, sendo um cara (extremamente) cético, metódico, crítico, perfeccionista, incisivo, perspicaz, objetivo e, por vezes, interpretado como um visionário e lunático. Fora esses adjetivos, os quais, dependendo do meu estado de espírito eu possa concordar ou negar definitivamente, considero que, se eu pudesse escolher uma palavra que me traduzisse, esta seria otimização.

Não vou nem comentar sobre o DTOptimizer, que nem está acabado ainda mas, realmente, para tudo que vejo, penso que deve existir uma forma mais fácil de ser feito.

Jira para automatizar
No passo que anda o 3PUP, temos definido o fluxo de levantamento, validação, catalogação e publicação de requisitos, o qual é composto (se a Summer não está me enganando agora) de 16 atividades, as quais envolvem analistas, usuários líderes, projetistas, arquitetos (e, eventulamente gestores, gerentes, designers, programadores e consultores) - todos papéis definidos no grande workflow em desenvolviemento.

Como otimização é a palavra-chefe da 3Layer, e considerando que com a "benção" da Atlassian, podemos utilizar gratuitamente a versão Enterprise do Jira, decidimos que todo o fluxo do 3PUP será automatizado por este software.

Google Calendar para agendar
O Jira é maravilhoso (e acredite quando digo isso, pois veja bem os adjetivos que me descrevem acima!). Porém, tem coisas que só o branquelo faz. E uma delas é o Google Calendar.

Sua interface polida, funcional, de uso horizontal e seus reminders SMS são uma "mão na roda". E esta é o estepe do Jira :)

Ao juntar à equação do 3PUP um cara extremanente chato, um software flexível como o Jira e uma atitude como o Google Calendar, o resultado só pode ser um processo ágil, automatizado e extremamente transparente - em palavras simples, que nem o maior projeto de software em desenvolvimento no Brasil possui (um dia eu falo sobre isso - ainda não, desculpem).

O sábado
Mas para essa automação, esforços técnicos são necessários. E assim, hoje, passei o dia brincando com a API do Calendar. Fiquei feliz "pra caramba" com a telinha ao lado. Tanto, que até penso em escrever um artigo pra Java Magazine. Mas isso ainda vamos ver...

Confluence para registrar
Porém, não basta automatizar o processo e fazer agendamentos. Precisamos registrar as coisas.

E como a 3Layer adora softwares horizontais e formatos .online, nada mais óbvio do que uma ferramenta de wiki atrelada ao processo.

Nesse sentido, novamente com a graça da Atlassian, o Confluence vem complementar o 3PUP, garantindo pautas e atas integradas, atualizadas e corretamente distribuídas. E óbvio, tudo automatizado.

EA, Subversion, FishEye, CruiseControl e Gmail
E eu poderia continuar dizendo que temos em desenvolvimento a integração do projeto, suas tarefas e recursos aos status, pacotes e elementos como Casos de Uso, Requisitos (...) e os baselines da (outra excelente ferramenta) Enterprise Architect ao processo. Tudo gerenciado pelo Subversion (já disse que adoro ele também?) e com a feature da integração contínua garantida pelo CruiseControl.

Para complementar o pacote, o Gmail, que avisa, deliveraba (acabei de criar uma palavra! - ainda estou rindo, acreditem!!!), armazena e compartilha informações "às pancas" para os envolvidos.

Entenderam?
Não sei se quem leu o post entendeu alguma coisa. Mas é exatamente isso que estamos fazendo. Brincando de fazer software de qualidade, barato, robusto e em tempos inimaginávies para qualquer outra empresa conservadora. Viva as diferenças! Viva o 3PUP!

0 comentários: