quinta-feira, fevereiro 08, 2007

De novo ele: Merlin no FISL 2007

Passei o dia desenhando casos de uso e ajustando (ou tentando ajustar) a Enterprise Architect para gerar os reports RTF como eu desejava. Não terminei e amanhã devo continuar.

Chegando em casa, num dos 15 gemails estava a notícia que eu nem lembrava mais em esperar: a aprovação do Merlin como palestra no 8 Fórum Internacional de Software Livre.

O envio
Havia recebido um spam com a notícia do período de envio de propostas de palestras e, assim, dediquei uma hora, eu acho, pra escrever o seguinte texto:

Apresentar e divulgar as bases do projeto Merlin (http://merlin.dev.java.net), um renderizador de interfaces CRUD em tempo de execução. Utilizando a abordagem baseada em modelos, esse framework renderiza telas de cadastro para sistemas Java web e desktop durante o uso do sistema, sem a geração de nenhuma linha de código-fonte. Para alcançar esse objetivo, é utilizado o recurso básico de reflexão da linguagem Java em conjunto com avançadas técnicas heurísticas e empíricas, diminuindo drasticamente a necessidade de configuração. Objetivando reuso e uma pequena curva de aprendizagem, meta-informações da camada de persistência e validação são reaproveitadas. Finalizando a arquitetura, um exclusivo sistema de realimentação é oferecido, capaz de elevar a pró-atividade da ferramenta a níveis antes nunca obtidos.

Submeti o formulário e continuei fazendo não lembro o quê.

O Aceite
Essa aprovação não me surpreende muito, mas fico extremamente feliz de ter outra oportunidade de divulgar o nosso projeto. Depois do feedback que tive em novembro em Florianópolis-SC no SBES 2006, a gente sempre se empolga e cria ânimo pra ir em frente.

É bem verdade que o projeto está parado. Com as mudanças repentinas (e inesperadas) na minha vida, tive que focar outras coisas. Tenho a dissertação pela frente (claro, que fala do Merlin :-) e o projeto Magoo não sai da minha cabeça também.

Bom, espero montar uma palestra bem interessante para o público e que, meu poder de expressão multiplique-se, para que todo mundo consiga entender, pelo menos, coisas como heurísticas, empirismo e conhecimento baseado em contexto.

0 comentários: