quinta-feira, outubro 26, 2006

Merlin, SBES e 3Layer

Semana passada, fui para o SBES 2006 apresentar o Merlin na Sessão de Ferramentas. Fiquei uma semana em Florianópolis, mas infelizmente não deu pra ir na praia porque o tempo nublado não ajudou nada...
Sobre o evento, vou ser sincero: eu esperava mais.
Tinha uns 200 participantes no total e alguns standes "meia-boca" de empresas como Google e Microsoft. Pra quem já foi num evento como Software Livre (que ocorre em Porto Alegre), o SBES não é nem a metade. Mas tudo bem, o público é outro...o SBES é cheio de doutores, mestrandos e afins (Isso me lembra Kpax: doutor, doutor, doutor, doutor). Pra quem gosta...
Na sessão que o Merlin foi apresentado, o organizador disse que 66 ferramentas concorreram esse ano e 21 foram eleitas para serem apresentadas e publicadas nos anais do evento. As 3 melhores ganharam premios de 6, 5 e 3 mil reais. Infelizmente o Merlin não foi uma delas - ficamos em quinto. Mas tudo bem, eu penso diferente...
E penso diferente porque, embora eu seja mestrando, sou no âmago um programador. E como programador, não vejo nada de útil naquela panacéia de ferramentas de gerência de requisitos que foram apresentadas (na prática, a cada 3 ferramentas, 2 eram para esse fim...). Não que não sejam úteis, mas as propostas que eu vi eram fracas (eu, como arquiteto ou analista aqui na 3Layer nunca usaria uma ferramenta que, para cadastrar um requisito fosse necessário preencher mais ou menos 10 campos adicionais, como prioridade, tempo, estimativa, custo, analista 1, analista 2, desenvolvedor, sub-requisitos, etc, etc, etc, etc....enfim....quero uma ferramenta para otimizar e não para complicar). Pior que isso, de que adianta ferramentas isoladas que não se integram com outras soluções (CASEs, banco de dados, gerenciadores de emails, diretórios de serviços, recursos adicionais, mecanismos de autenticação e outros que tenho na casa?). XMI? Que piada. Os apresentadores mesmo (em off, é claro) comentaram que o XMI não dá conta do recado...
Bom, enfim. Falando do Merlin...minha apresentação não ficou muito boa (sou muito perfeccionista, eu sei), mas expor todo o Merlin em 15 minutos é outra piada. Só pra apresentar o conceito de realimentação e as técnicas envolvidas daria mais de uma hora....mas tudo bem, é uma forma de melhorar meu poder de abstração e comunicação.
E por falar na apresentação do Merlin, vou disponibilizá-la no site do projeto para download (me cobrem).
E hoje páro por aqui porque o sono tá pegando.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar pela façanha: de chegar em 5º lugar em um evento de enorme qualidade, como o SBES.

Só peço que escreva + de Java EE, seus artigos são muito bons...

Marcelo Mrack disse...

Oi,
Legal seu feedback. Vou tentar escrever sobre JEE também, mas o foco por enquanto é interface de usuário...
Att.