Talvez eu esteja postando bem mais atrasado do que todo mundo, mas enfim, apenas fiquei conhecendo na semana passada, e esperei alguns resultados do teste antes de publicar alguma coisa.
O assunto é o Google Analytics, um novo serviço do Google e que pode ser visto como uma faca de dois gumes. Digo isso porque, sempre, a gratuidade tem seus fins.
Se por um lado, ofereçer gratuitamente um serviço de ranking parece ser uma boa para qualquer cidadão, por outro, o poder de processamento do Gigante Branco torna a informação gerada por essa "brincadeira" algo sem precedentes para todos os lados que olharmos.
Por exemplo, eu coloquei esse serviço em alguns dos meus sites - em específico, aqui no Telas de Cadastro. Um cara de bem, pode imaginar que não há nada demais nisso. Ok. Mas quais as informações que podem ser tiradas desse teste?
Vamos lá...
Top Content
Com esse relatório, o Google sabe quais das minhas páginas são as mais interessantes. E o que significa interessante? Qualquer coisa. Palavras como Java, Tela de Cadastro, Microsoft, Word ou outras, como Xampu, Computador, Toshiba, ou mesmo mais imporantes (quem sabe para o Governo), como saúde, terrorismo, xiita e por aí vai. Com meia dúzia de algortimos simples disponíveis na Internet, posso montar em casa um mini Carnivore para mim. Imaginem o que o brancão pode fazer.
Nesse mesmo relatório, tenho os tempos de acesso de cada página, os horários de pico, de baixa e uma outra série de dados que estão por baixo.
Click Patterns
Esse é legal. E é uma das bases do marketing na Internet. Ele apresenta, para cada link do site, um índice de quantas vezes ele foi clicado (e talvez até quanto tempo usuário ficou pestanejando até clicar no link) e a taxa relativa em relação aos totais.
Resultado? Saber quais as melhores áreas do site para colocar anúncios e, consequentemente, um mecanismo de taxação muito eficiente.
Dessa informação, podemos saber coisas como "ah, esse link mais clicado está numa posição ruim na tela, mas ele tem bastante acesso porque as palavras que o rodeiam possuem uma fonte em negrito, um esquema de cores de alto contraste e a palavra 'grátis' é relativamente próxima a ele"...Quer mais?
Visitors Overview
Também é legal, mostrando diversas coisas. Uma muito interessante é o tipo de conexão do cliente, que mostra se o cara que tá acessando o site possui um link de banda larga, uma conexão dial-up ou qualquer outra coisa. Claro, esses dados podem ser ser subjetivos, mas são bons indicadores. Nesse report, ainda tempos os clássicos, como o tipo do browser, acessos únicos, tempo em cada página, etc. Saliento, porém, os indicadores de conteúdo, que dizem como o cliente está configurado: resolução do browser, esquema de cores e algos mais.
Map Overlay
Como não poderia deixar de ter, esse relatório mostra as regiões do globo que mais (ou menos) acessam seu site. Unindo isso ao Google Maps/Earth, dá pra ter uma idéia do que podemos extrair: propagandas direcionadas, marketing estratégico, redirecionamento de produtos, detecção de concorrentes, etc.
E poderíamoas ir além. Mas páro por aqui nessa análise superficial.
Digo, que, não me incomodo se as informações que eu estou dando para ele (ou se é ele que está tirando de mim) é para o bem ou...para o não tão bem. O que importa é que o serviço está disponível para quem quiser; ele é de boa qualidade e eu uso sim.
Afinal, para quem usa o Gmail, não deve se preocupar muito com esse novo ataque do branquelo.
O assunto é o Google Analytics, um novo serviço do Google e que pode ser visto como uma faca de dois gumes. Digo isso porque, sempre, a gratuidade tem seus fins.
Se por um lado, ofereçer gratuitamente um serviço de ranking parece ser uma boa para qualquer cidadão, por outro, o poder de processamento do Gigante Branco torna a informação gerada por essa "brincadeira" algo sem precedentes para todos os lados que olharmos.
Por exemplo, eu coloquei esse serviço em alguns dos meus sites - em específico, aqui no Telas de Cadastro. Um cara de bem, pode imaginar que não há nada demais nisso. Ok. Mas quais as informações que podem ser tiradas desse teste?
Vamos lá...
Top Content
Com esse relatório, o Google sabe quais das minhas páginas são as mais interessantes. E o que significa interessante? Qualquer coisa. Palavras como Java, Tela de Cadastro, Microsoft, Word ou outras, como Xampu, Computador, Toshiba, ou mesmo mais imporantes (quem sabe para o Governo), como saúde, terrorismo, xiita e por aí vai. Com meia dúzia de algortimos simples disponíveis na Internet, posso montar em casa um mini Carnivore para mim. Imaginem o que o brancão pode fazer.
Nesse mesmo relatório, tenho os tempos de acesso de cada página, os horários de pico, de baixa e uma outra série de dados que estão por baixo.
Click Patterns
Esse é legal. E é uma das bases do marketing na Internet. Ele apresenta, para cada link do site, um índice de quantas vezes ele foi clicado (e talvez até quanto tempo usuário ficou pestanejando até clicar no link) e a taxa relativa em relação aos totais.
Resultado? Saber quais as melhores áreas do site para colocar anúncios e, consequentemente, um mecanismo de taxação muito eficiente.
Dessa informação, podemos saber coisas como "ah, esse link mais clicado está numa posição ruim na tela, mas ele tem bastante acesso porque as palavras que o rodeiam possuem uma fonte em negrito, um esquema de cores de alto contraste e a palavra 'grátis' é relativamente próxima a ele"...Quer mais?
Visitors Overview
Também é legal, mostrando diversas coisas. Uma muito interessante é o tipo de conexão do cliente, que mostra se o cara que tá acessando o site possui um link de banda larga, uma conexão dial-up ou qualquer outra coisa. Claro, esses dados podem ser ser subjetivos, mas são bons indicadores. Nesse report, ainda tempos os clássicos, como o tipo do browser, acessos únicos, tempo em cada página, etc. Saliento, porém, os indicadores de conteúdo, que dizem como o cliente está configurado: resolução do browser, esquema de cores e algos mais.
Map Overlay
Como não poderia deixar de ter, esse relatório mostra as regiões do globo que mais (ou menos) acessam seu site. Unindo isso ao Google Maps/Earth, dá pra ter uma idéia do que podemos extrair: propagandas direcionadas, marketing estratégico, redirecionamento de produtos, detecção de concorrentes, etc.
E poderíamoas ir além. Mas páro por aqui nessa análise superficial.
Digo, que, não me incomodo se as informações que eu estou dando para ele (ou se é ele que está tirando de mim) é para o bem ou...para o não tão bem. O que importa é que o serviço está disponível para quem quiser; ele é de boa qualidade e eu uso sim.
Afinal, para quem usa o Gmail, não deve se preocupar muito com esse novo ataque do branquelo.
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