Mas como agora, com essa mudança de vida, as coisas devem ficar mais tranquilas, fui lá e criei meu primeiro pipe.
Impressão
Adorei. E olha que sou chato.
A interface é polida, funcional e o tutorial de 2 minutos do site é muito, mas muito bom mesmo.
Gostei das cores (que, ironicamente são ala Google) e, principalmente, das "minhoquinhas", que são justamente os pipes.
Funcionamento
Em suma, a idéia é ir conectando elementos através dos pipes para ter como saída um resultado de valor. hum, como assim?
Os elementos são coisas diversas, como Websites, Feeds, Operações, Formatadores e outros. Em suma, eles são mini-crawlers que vão nos endereços (URLs) de interesse e obtém informações, as quais são estruturadas para que...os pipes possam lê-las e...direcioná-las para outros elementos... e assim sucessivamente até que o freguês esteja satisfeito.
Uso
O pipe que eu criei foi bem simples, simplesmente apontando aqui para o TelasDeCadastro e extraindo os Feeds. Depois, reverti a ordem deles e filtrei para trazer os três últimos somente.
Isso foi feito em um formato totalmente visual, com um Drag And Drop bem consistente e sem nenhum a sensação de estarmos na web. Em outras palavras, o Ajax dos caras é bom.
Aplicação
Vou usar os pipes. E vou usar para montar e integrar recursos, juntando com o NetVibes (outro excelente), o Google Apps (razoável, mas que tende evoluir) e o nosso Jira e Confluence.
Assim, espero ter recursos centralizados e, melhor que tudo, úteis.