terça-feira, setembro 01, 2009

O mundo é dos "picão"

Pois é, eu tava falando do Jira + Confluence como solução enterprise para um Sistema de Ouvidoria.

Então, acho que o mundo é dos "picão" mesmo, como diria um amigo meu.

Na orçamentação que fiz, com um hosting de 99,9% de disponibilidade - conforme exigido no próprio documento enviado pelo cliente - meu custo mínimo seria algo em torno de 9.000 reais/mes para suportar o sistema do cara, incluindo aí, além do hosting, horas de manutenção e acompanhamento, licenciamento anual dos produtos, SLA 24x7, upgrades, instalação, customização e integração iniciais além, é claro, de treinamento.

Enfim, teve um picão que colocou a proposta - e venceu o pleito - por míseros 4.100 reais mensais.

Uma coisa não está certa aqui: Ou o cara é mágico para suportar um SLA 99,9% em 24x7 (que para mim não ficou abaixo de 3.900 mes em um data center de boa qualidade com duas máquinas geograficamente dispersas e com balanceamento, replicação e backup remoto) ou o cara tá mentindo descaradamente.

Moral da história: As pessoas nem sempre querem aquilo que é real, eles podem querer a utopia de uma solução xinguelingue e, após sofridos e recorrentes "dodóis", enfim, cairem na realidade.

A roda jira, Jira, Jira, Jira!

NOTA: Eu poderia ter escrito este post de N formas diferentes. Preferi escrever assim para ser o mais neutro possível e preservar aqueles envolvidos (alguns pobres, e
outros fétidos) para não causar maiores atritos.