sábado, junho 20, 2009

OFF TOPIC - Quanto Pesa a Internet?

Hi all,

O post de hoje nao tem nada a ver com TI, mas sim Astrofisica.

Escrevo sobre isso porque, afinal, encontrei um link muito legal sobre esses assuntos, com material de nivel aceitavel de interpretacao ate para leigos, como nos.

O link eh este http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu, e ate mandei ele para o R, meu amigo.

Mas o porque disso?

Historico

Bem, desde pequeno leio muito sobre esse assunto, que por sinal adoro. Sequencia principal, Degeneracao do eletron, Degeneracao do neutron, Bosons, Barions, Massa Critica, Energia escura e coisas do genero sao alguns termos comuns da area.

Talvez coisas que nao interessam muito para nos do mundo "comum", mas enfim, sao coisas que limpam a mente (pelo menos a minha) quando temas como Scrum, JSR, PMI, Ciclo evolutivo e outros enchem o saco...

Lembro que na 5a ou 6a serie do primario eu era um dos unicos (senao o unico) aficcionados que ia (e tinha autorizacao para) retirar na biblioteca livros que falavam sobre Fisica, Quimica Organica, Historia Antiga e que continham temas nada comparaveis a boa e velha Formula da Bascara que eu acabava de aprender (e que, como um automato, nada mais eu deveria fazer que ir substituindo variaveis ate chegar a um resultado e entregaro (mal)dito Tema no proximo encontro com o tutor...).

Nada disso, ao inves de ler Os Lusiadas e fazer o tema sobre o plano cartesiano, eu devorava livros sobre Pterodactilos, Equacoes de Maxwell, Periodo Cambriano e coisas assim.

Eh obvio que nao entendia nada (e ainda hoje nao entendo muita coisa). Mas aquilo era (e ainda eh) fascinante. Simplesmente aqueles livros velhos e amarelados me despertavam e me levavam para lugares Alem da Imaginacao.

Se pudesse (e a vida nao tivesse sido tao sacana - um dia ainda falo disso) eu teria estudado essa area mais a fundo e, quem sabe, hoje o mundo teria um Arquiteto de Software a menos - para terem uma ideia, minha primeira opcao no vestibular foi Quimica (devido nao existir Fisica no lugar), sendo Computacao a segunda e, embora tenha passados nas duas, ainda hoje me pegunto "porque?"...

Bem, porem, mesmo assim, na medida do possivel acompanho esses temas em paralelo todas as noites que posso. A Wikipedia e sites de universidades sao locais unicos para isso.

As Gigantes Vermelhas

Gigante Vermelha eh um termo dado a um periodo de vida das Estrelas. Comparando aos seres humanos, seria como a velhice, quando "literalmente" o gas esta no final e se comecamos a nos preparamos para o pior...

Que eu me lembre, desde sempre eu sabia tim-tim por tim-tim toda essa lenga-lenga do ciclo de vida das estrelas (ou Sequencia Principal), mas nunca tinha parado para tentar entender o porque uma Estrela passava por tudo isso...

Hoje, acredito que consigo entender e, pasmem, chato que sou, ate concordo com os cientistas ;)

Sirius A e B

Essas sao 2 estrelas relativamente proximas a nos (8,5 anos-luz) que foram um tipico Sistema Binario - sim, nosso Sol é uma excecao no Cosmos, visto que sempre que possivel (e devido as implicancias da Teoria da Gravitacao de Newton) os corpos tendem a formar sistemas duplos...

Esse caso eh bem interessante (e poderia ser explorado por nos da TI no sentido de "perceber o que esta acontecendo" ao inves de "sair fazendo") porque embora Sirius sempre tenha sido conhecida por nos (afinal eh a estrela mais brilhante no firmamento) nem sabiamos que existia uma outra Sirius ali por perto (bem, se voce considerar 20 UA uma distancia pequena, hic).

Mas o fato eh que, devido oscilacoes na orbita da Sirius, os sempre criteriosos homens da ciencia "sentiam que algo" (pela Teoria de Newton, claro) devia existir nas redondezas...

E assim foi. Em 1844 Friedrich W. Bessel teorizou e em 1862 foi comprovada a existencia de uma Ana Branca. Isso claro, mundo o nome o nome das agora irmas Sirius A (a ja conhecida) e Sirius B (a descoberta entao).

Futuro e o Peso (ou massa) da Internet

E os textos por ai vao..., com muita coisa que nao tem nada a ver com o nosso simplista e miseravel dia-a-dia.

Enfim, nessas andancas, um artigo que me chamou a atencao (agora nao lembro o link) foi o calculo que os caras fizeram:

Voce sabe quando pesa a Internet?

Sim, quando pesa!

Os caras calcularam (2006 se nao me engano) a quantidade de informacoes (bytes) trocados na rede, e a partir disso, inferiram a quantidade do fluxo eletrico na rede para, entao, atraves da classica Lei de Coulomb e uma série de outras estatísticas malucas (...), descobrir que "somados, em um dia" todos os eletrons que trafegam na Internet somados pesariam algo em torno de 2 onças (algo em torno de 57 gramas) e exigiriam nada menos do que 50 milhões de cavalos-força para funcionar".

Sim, eh incrivel! Pense bem, tudo que voce tem no mundo hoje na internet (videos, paginas, emails, documentos em download, tudo, tudo, tudo mesmo) cabe dentro de um vidrinho pequeno de Nescafe!

Ah, fala serio, vai dizer que ler essas coisas nao faz o cara limpar a mente?!

Abraco a todos.

1 comentários:

Marcelo Mrack disse...

Ah, aqui os links sobre o peso da Internet:

http://adamant.typepad.com/seitz/2007/04/weighing_the_we.html

http://adamant.typepad.com/seitz/2007/06/the_sincerest_f.html

http://discovermagazine.com/2007/jun/how-much-does-the-internet-weigh/?searchterm=weight%20internet